A roer as unhas

Não é todos os dias que se faz uma verdadeira revolução na música de dança indie mas foi o que fizeram os LCD Soundsystem com o primeiro álbum homónimo e posteriormente com Sound of Silver. As linhas de baixo que nos hão-de acompanhar para a vida, as teclas emocionantes, os samples disco e a embalagem New York cool* dão vontade de colar nos dois álbuns a etiqueta «estupidamente contagiante» ou «compre já se estiver lixado da vida ou se se sentir ligeiramente amorfo». E não duvido que «Beat Connection», «Tribulations» ou «Us vs. Them» continuem a encher as pistas de dança quando eu for sexagenária e estiver pitosga ao ponto de não conseguir ler os nomes das faixas dos meus cds empoeirados.
Ora em Fevereiro ou Março de 2010 os LCD Soundsystem vão ter um novo álbum. As histórias que se ouvem por aí, algumas linhas na New Musical Express e a entrevista de James Murphy no número de Outubro da Mojo dão ataques de ansiedade aos fãs da banda. Murphy y sus amigos arrendaram uma casa enorme em Los Angeles, vestiam de branco todos os dias, contrataram uma cozinheira e quiseram recuar a 1973. Por enquanto sabe-se que há oito músicas concluídas (entre as quais «Why do you hate music?») que permanecem no segredo dos deuses E, apesar do timing, a expectativa é grande : 'We're making the album of the decade - but it's late.' Até lá resta aos fãs acompanhar as mensagens no myspace (guilty pleasure #1: ler aqui as atribulações de Murphy durante as gravações do álbum e a sua experiência em Junho nos MTV Movie Awards), roer as unhas e... recordar «Losing my Edge» e «Tribulations».





*Atenção! Contagiante e honesta, sem ponta de pretensiosismo artsy-fartsy à la Fischerspooner... basta olhar para um James Murphy despenteado em t-shirt e calças de ganga com ar de quem acordou há cinco minutos para perceber que a brilhantina e o conceptualismo nunca tiveram muitas hipóteses com ele.