Sumos de fruta em Barcelona

Há uma semana em terras de nuestros hermanos e eis que após a chegada a Barcelona desenvolvi uma estranha fixação: beber sumo de fruta como se não houvesse amanhã. Passo a explicar: há por estas bandas um pitoresco mercado encostado às Ramblas onde todos os dias à tardinha se vendem sumos de fruta.
Além de quase ser arrastado para pirâmides de maçãs e morangos e labirintos de espargos e alfaces para escolher o sumo da sua predilecção, o incauto transeunte paga apenas um euro por dois copos. Ora é ao fim do dia que a coisa se torna deveras agressiva e o passeante ou aceita comprar os ditos sumos ou quase lhe vazam uma vista com uma palhinha. Um pequeno deslize (por exemplo deitar o olho à banquinha do Pata Negra ou dos chocolates de leite) e arriscam-se a levar com um copo de plástico no nariz! E há que ser cauteloso, escolher bem a banquinha onde comprar o sumo e desaparecer rapidamente do recinto pois há mais animosidade entre estas vendedoras que entre adeptos do Barcelona e do Real Madrid.
Nos últimos dias, estou invariavelmente à tardinha neste Camp Nou dos sumos de fruta, levada pela estranha compulsão que dá pelo nome de sumo-de-morango-e-coco. E o pior é ficar com urticária e entrar em privação vitamínica ao ver o templo passar em La Pedrera e em Montjuic enquanto não chegam as sete da tarde. É que os sumos de frutas do Mercat de la Boqueria são do melhor! Chlurp!




(Cá estão eles!)