The Brief Wondrous Life of Oscar Wao - Junot Díaz



Entre manuais com mil e uma técnicas para tornar um cão obediente, sucedâneos de Nicholas Sparks, livros sobre chakras que nos ensinam a controlar a mente pela contemplação dos pés, páginas de sabedoria ancestral para afugentar furacões da nossa área de residência ou biografias de gente tão interessante que nos fazem pensar como é fascinante o azul da tampa da caneta bic poisada na secretária, surge esporadicamente uma pérola. Este livro é uma delas.

The Brief Wondrous Life of Oscar Wao são 340 páginas de puro prazer e ritmo acelerado. Nele acompanhamos a infância, adolescência e a vida adulta de Oscar de Leon (Oscar Wao para alguns amigos e inimigos que teimam em pronunciar mal o nome de Oscar Wilde), filho de mãe dominicana residente em Nova Jérsia, jovem obeso que aspira a ser um Tolkien dominicano, cromo em livros de alta fantasia, viciado no seu Spectrum ('he wears his nerdiness like a Jedi wore his light saber') e que parece saber mais sobre o universo da Marvel do que próprio Stan Lee. E que lá no fundo quer encontrar o amor da sua vida mas os seus planos são gorados pela maldição histórica que assola o povo de Santo Domingo, a terrível fuku que, quais males de uma caixa de Pandora, se espalhou pelo planeta mal o Hispaniola atracou no Novo Mundo.
Em suma, é a história da personagem mais improvável no que toca a paixões assolapadas e que solta o último fôlego num canavial nos arredores de Santo Domingo (não vos estou a estragar o fim pois verão que a morte certa de Oscar é referida nas primeiras páginas) e sem dúvida por amor.