Berlin Babylon

Um filme-documentário de 2001 sobre a reconstrução de vastas zonas de Berlim após a reunificação? Não só mas também. Os fabulosos enquadramentos, as vistas aéreas, as imagens da queda do muro, as montagens antes-e-depois e a lindíssima banda sonora dos Einsturzende Neubauten (cuja escolha não podia ser mais apropriada tendo em conta o nome da banda... Prédios Novos em Demolição) fazem deste filme uma boa experiência.

É um filme desigual (ora arquitectos e empreiteiros divagam sobre a qualidade do betão ora ouvimos excertos do Antigo Testamento sobre a Torre de Babel) mas vale a pena. Se esquecermos os termos técnicos sobre o cimento armado, rapidamente a imagem da cidade como uma Torre de Babel à mercê de arquitectos poliglotas - de Koolhaas a Pei - nos vem à mente, apesar de apenas as gruas tocarem os céus durante a maior parte do filme.

É o filme ideal para arquitectos e para todos aqueles que visitaram Berlim nos últimos anos pois ficarão inevitavelmente boquiabertos ao ver as vigas, os alicerces e os pilares de cimento de quase todos os locais por onde andaram. Como gostei desta crítica... aqui fica o link.



SPOILER ALERT: O arquitecto que tinha grandes planos para o Palast der Republik - uma caixote rectangular no meio da cidade que, por acaso, era a sede do parlamento da Alemanha de Leste - deve ter ficado muito desiludido. Em 1990, o edifício estava prestes a ser demolido quando se descobriu que tinham usado amianto na sua construção e, neste momento, como se comprova nesta fotografia, ainda estão a desmontar o tal caixote peça por peça!

One Response so far.

  1. Anónimo says:

    Tenho de arranjar este filme!