Konichi-wa!








Não há nada como ler um livro cuja acção se passa numa certa aldeia das Ameixeiras Floridas, na China do séc. XIX, para ter uma vontade indescritível de espreitar no Google a flor da dita árvore. E parece que não sou a única a espreitar a flor da ameixeira... Alguns milhões de japoneses e chineses estão comigo e anteciparam-se em pelo menos 1200 anos.. Já no século VIII andavam à coca. Ume, esta flor pela qual não dava grande coisa, põe qualquer um de olhos em bico (tenho de me deixar destas piadas secas) durante dias! Os grandes festivais «Vamos Lá Olhar Para As Árvores» decorrem em Fevereiro e Março. Mal vêem as flores todos sabem que chegou a Primavera... bebem chá e escrevem os seus votos e desejos nos papelinhos que vêem na foto... Eu já sei o que vou escrever: «Ofereçam-me uma viagem a Tóquio... Vá lá...» para poder ir para aquele telhado... Vou ali pendurar um papel enrolado no estendal e já volto. Espero que não seja um papel-kamikaze.

Informações ao Viajante: Em Tóquio, podem ver centenas de Ume no Koishikawa Koruaken e no Kyu Shiba Rikyu, dois jardins da cidade. Em alternativa... parece que há uma comunidade de meditação zen chamada Ameixeira em Flor em Austin, no Texas. Pagam a módica quantia de 175 dólares... mas não sei se será bem a mesma coisa!